segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A árvore dos Problemas


Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
O pneu do seu carro furou.
A serra elétrica quebrou.
 Cortou o dedo.
E ao final do dia, o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa.
Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.
 Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
 Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se.
 Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Porque você tocou na planta antes de entrar em casa ???
- Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas.
- Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa.
- Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta Árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte.- E você quer saber de uma coisa?
- Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.

Já observaram a perfeição da casa do João-de-barro?

Já observaram a perfeição d casa d João-de-barro?


Dependência em sala/quarto, resistente, bem acabada dentro de seu estilo rústico; recebe sol pela frente; construída em lugar sempre alto. Seria, então, o João-de-barro, o maior engenheiro de todos os tempos?
Não, não é! Porque o João-de-barro não renovou a casa que fez, não fez mais um quarto, não fez jardim. O João-de-barro é imutável em seu ato de construir casas! Por isso, ele é só isso.
O João-de-barro não muda. Pobre João-de-barro! Pobre daquele que não se renova, que fica parado no tempo que corre veloz! Porque as verdades de ontem não são as mesmas de hoje, não serão as mesmas de amanhã!
Devemos, pois, saber mudar quando estiver em tempo de mudanças; saber aceitar quando as mudanças precisarem ser aceitas; saber criar, quando for nossa vez de fazer modificações!
Se desejamos mudanças, se aspiramos ao aperfeiçoamento constante de nossa sociedade, de nossa família, de nosso meio, devemos nos propor mudanças sempre que elas se fizerem necessárias e, então, seremos mais felizes!

Pedaço perdido

Por mais forte, duro e independente que possas ser,

sempre haverá um momento em que precisarás de ajuda.
Pedaço perdido
Esta é a história do círculo no qual faltava um pedaço.
Grande triângulo fora arrancado. O círculo queria ser inteiro, sem nada faltando, então foi procurar o pedaço perdido.
Como estava incompleto e só podia rodar lentamente, admirou as flores ao longo do caminho. Conversou com os insetos. Observou o sol. Encontrou vários pedaços diferentes, mas nenhum deles servia. Então, deixou-os todo na estrada e continuou a busca.
Certo dia, o círculo encontrou um pedaço que se encaixava nele perfeitamente. Ficou tão feliz! Seria inteiro. Incorporou o pedaço que faltava e começou a rodar. Agora que era um círculo perfeito, podia rodar muito rápido, rápido demais para notar as flores e conversar com os insetos.
Quando percebeu como o mundo parecia diferente ao rodar tão depressa, parou, deixou o pedaço na estrada e foi embora rodando lentamente.
Somos mais inteiros quando sentimos falta de algo.
O homem que tem tudo é, sob certos aspectos, um homem pobre. Nunca saberá o que é ansiar, esperar, nutrir a alma com o sonho de algo melhor. Nunca saberá o que é receber de quem ama algo que sempre quis e nunca teve.
Quando aceitarmos que a imperfeição é parte do ser humano, e pudermos, a exemplo do círculo, continuar a rodar pela vida e aprecia-la, teremos adquirido a integridade que todos desejam.
E, finalmente, se formos corajosos o bastante para amar, fortes o bastante para perdoar, generosos para exultar com a felicidade alheia e sábios para perceber que há amor suficiente para todos, então poderemos atingir a plenitude que nenhuma criatura viva atingiu. Poderemos regressar ao Paraíso.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha.



Vida selvagem

JOGUEM FORA SUAS BATATAS !‏

Um professor pediu aos alunos que levassem uma sacola com batatas para a sala de aula.




Solicitou que separassem uma batata para cada pessoa que os magoara ou de alguma forma os fizera sofrer e então escrevessem o nome da pessoa na batata e a colocassem dentro da sacola.



Eles começaram a pensar e foram lembrando uma a uma...



Algumas sacolas ficaram muito pesadas!



A tarefa seguinte consistia em, durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para onde quer que fossem.



Com o tempo as batatas foram se deteriorando.



Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro. Além disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.



E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas.



Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.



Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.



Vamos lá!



Jogue fora suas “batatas” !







Autora: Ria Ellwanger

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A vida me ensinou a sorrir


A vida me ensinou a sorrir pras pessoas que não gostam de mim pra mostrá-las que sou diferente do que elas pensam, aprender com meus erros, afinal eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças, a ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho, ouvir a todos que só precisam desabafar, amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos, perdoar incondicionalmente pois já precisei desse perdão, amar incondicionalmente pois também preciso desse amor.

A alegrar a quem precisa, a pedir perdão, a aproveitar cada instante de felicidade, a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar, a ver o encanto do pôr-do-sol, sempre lutar para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser, a abrir minhas janelas para o amor, a não temer o futuro.

Ensinou-me e está me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.


Charles Chaplin.
...PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA...

Cada época é marcada por grandes nomes que passam
para a eternidade por suas obras,
atos e pensamentos.
Mas a história do mundo não é construída
somente por grandes nomes,
de homens e mulheres que se tornaram célebres
por sua genialidade ou originalidade.
Ao contrário do que imaginamos
a história na maioria das vezes é feita de
Marias, Pedros, Lauras,Josés e por aí vai.
Gente que talvez os livros não citassem,
mas que estavam presentes, vivendo, criando,
modificando aos poucos as coisas ao seu redor,
fazendo a diferença e,
com certeza serão sempre lembrados pelas pessoas
com que se relacionaram na família , trabalho , etc...
pois a sua memória sempre será preservada pelos seus amigos.
Então lembre-se de que eu e você, quando nos levantamos
todos os dias para a batalha diária, estamos participando,
escrevendo e reescrevendo a história.
"A única coisa que fica entre um homem e
o que ele quer da vida é, muitas vezes,
apenas à vontade de tentar e
a fé em acreditar que é possível".

Richard M. DeVos

A vida é uma viagem de trem

A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais.

Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no cominho, amizade e companhia insubstituível...Mas isso não impede que durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser mais que especiais para nós embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos.

Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio.

Outros encontrarão nessa viagem somente tristeza.

Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.

Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por este trem de forma que , quando desocupam seu acento, ninguém sequer percebe.

Curioso é perceber que alguns passageiros que nos são tão queridos, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o percurso, atravessemos, mesmo que com dificuldades, o nosso vagão e cheguemos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado para sempre.

Não importa, a viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, despedidas... porém, jamais retornos.

Façamos essa viagem, então da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender, pois nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

Eu me pergunto se quando eu descer desse trem sentirei saudades... acredito que sim.

Separar-me de algumas amizades que fiz será, no mínimo, dolorido.

sábado, 13 de novembro de 2010


''Um dia uma criança chegou

diante de um pensador e perguntou-lhe:”

Que tamanho tem o universo?”

Acariciando a cabeça da criança,ele olhou

para o infinito e respondeu:”

O universo tem o tamanho do seu mundo.”

Perturbada,ela novamente indagou:”

Que tamanho tem meu mundo?”

O pensador respondeu:”

Tem o tamanho dos seus sonhos.”

Se seus sonhos são pequenos,sua visão será

pequena,suas metas serão limitadas,seus alvos

serão diminutos,sua estrada será estreita,sua

capacidade de suportar as tormentas será frágil.

Os sonhos regam a existência com sentido.

Se seus sonhos são frágeis,sua comida não

terá sabor, suas primaveras não terão flores,

suas manhãs não terão

orvalho,sua emoção não terá romances.

A presença dos sonhos transforma os

miseráveis em reis,faz dos

idosos, jovens, e a ausência deles

transforma milionários em mendigos

faz dos jovens idosos.

Os sonhos trazem saúde para a emoção,

equipam o frágil para ser autor da sua

história,fazem os tímidos terem golpes

de ousadia e os derrotados serem construtores

de oportunidades.Sonhe!"


(Augusto Cury)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CARIDADE

Caridade é, sobretudo, amizade
Para o faminto -- é o prato de sopa
Para o triste -- é a palavra consoladora
Para o mau -- é a paciência com que nos compete auxiliá-lo
Para o desesperado -- é o auxílio do coração
Para o ignorante -- é o ensino despretensioso
Para o ingrato -- é o esquecimento da ingratidão
Para o enfermo -- é a visita pessoal
Para o estudante -- é o concurso no aprendizado
Para a criança -- é a proteção construtiva
Para o velho -- é o braço irmão
Para o inimigo -- é o perdão
Para o amigo -- é o estímulo
Para o transviado -- é o entendimento
Para o orgulhoso -- é a humildade
Para o colérico -- é a calma
Para o preguiçoso -- é o trabalho.
Para o impulsivo -- é a serenidade
Para o leviano -- é a tolerância
Para o deserdado da Terra -- é a expressão de carinho
PRESENTES :

O PRESENTE ESCUTAR...
você deve realmente escutar.
Sem interrupção, sem distração,
sem planejar sua resposta.
Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO...
Seja generoso com abraços, beijos,
tapinhas nas costas e aperto de mãos.
Deixe estas pequenas ações
demonstrarem o amor que
você tem por família e amigos.

O PRESENTE SORRISO....
junte alguns desenhos.
Compartilhe artigos e
histórias engraçadas.
Seu presente será dizer,
"Eu amo rir com você."

O PRESENTE BILHETINHO...
pode ser um simples bilhete de
"Muito obrigado por sua ajuda"
ou um sonetocompleto. Um breve
bilhete escrito à mão dizendo
"Eu te amo" que pode ser lembrado
pelo resto da vida, e pode mesmo
mudar uma rotina.

O PRESENTE ELOGIO...
um simples e sincero,
"Você ficou muito bem de vermelho",
"Você fez um super trabalho" ou "
Que comida maravilhosa"
faz o dia de alguém ser diferente.

O PRESENTE FAVOR...
todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO...
tem momentos em que nós não
queremos nada mais do que ficar
sozinhos. Seja sensível a esses
momentos e dê o presente
da solidão ao outro.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO...
a maneira mais fácil de sentir-se
bem é colocar-se à disposição de alguém,
e isso não é difícil de ser feito
e tenha certeza que "Nada assenta melhor
ao corpo que o crescimento do espírito."

Pd Marcelo Rossi.
A PERSISTÊNCIA"

A persistência, sem dúvida,
é uma grande virtude,
necessária principalmente,
quando tudo parece escorregar
das nossas mãos.
Não desista!
Veja nos empecilhos da
estrada,apenas obstáculos
que devem ser superados."

SONHE
Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
Sem prioridades, os sonhos
não se tornam reais.

SONHE, TRACE METAS,
ESTABELEÇA PRIORIDADES E
CORRA RISCO PARA EXECUTAR
SEUS SONHOS.

Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!

SEJA FELIZ
Quantos projetos você deixou para trás?
Quantas vezes seus temores bloquearam
seus sonhos?Ser feliz não é
ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para
irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir
as janelas da inteligência.

NÃO TEMER
“Não temais os que matam o corpo,
pois não podem matar a alma.”
"Pois que aproveita ao homem se
ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou que dará o homem em
troca da sua vida?"
Jesus Cristo

Augusto Cury
A PAZ

A Paz existe em nossos corações...
Só temos que enxergá-la dentro de nós.
Se não conseguirmos sentir
Amor,não sentiremos do Sol, o calor.
Não veremos o brilho
do luar,nem das estrelas.
É necessário saber
Amarpara poder vê-las.Amando...
vemos da Naturezatoda sua beleza...
Temos serenidade e calma,
para a sentir a Paz na alma...
Tudo depende de nós...
Temos que saber amar...
Temos que saber viver.

AS MÃOS PODEM...


Oferecer apoio no momento certo,

estender-se para consolar,

segurar firme para amparar.

Mas o que mais podem as mãos?

As mãos saúdam, as mãos sinalizam,

as mãos envolvem,

dão carinho,

as mãos estabelecem limites,

escrevem e abençoam.

As mãos desenham no ar o 'adeus',

o 'até logo'.

As mãos agasalham e curam feridas.

Para o mudo a mão é o verbo.

Para o idoso é a segurança.

Para o irascível a mão erguida é ameaça.

Para o pedinte a mão estendida é súplica.

Para quem ama, a mão

silenciosa,que acolhe a do ser amado, é felicidade.

Para quem chora, a mão alheia é conforto.

Há mãos que agarram, perturbadas.

Há mãos que tocam, suaves.

Há mãos que ferem.

Há mãos que acariciam.

Há mãos que amaldiçoam.

Há mãos que abençoam.

Há mãos que destroem

e há mãos que edificam,

trabalham, realizam.

Há pessoas que transmitem

energias, através da imposição

de mãos, entregando-se a essa

tarefa tão bela de amor.

Nossas mãos podem exteriorizar o amor,

construindo templos, hospitais

e escolas; fabricando vacinas e

equipamentos médicos; alimentando

famintos, medicando enfermos...

Podem concretizar a paz social

assinando tratados de armistício,

escrevendo livros, guiando carros,

pilotando aviões, varrendo ruas,

tocando instrumentos musicais,

pintando telas, esculpindo,

construindo móveis, prestando serviços...

Podem manifestar fraternidade,

ao lembrarmos da essencialidade

do humano, da sensibilidade, da empatia,

estendendo-as a um irmão que,

num dia difícil, põe-se a chorar.

Suas mãos são abençoadas ferramentas

para construção de um mundo melhor.

Use-as sempre para edificar, elevar,

dignificar, apoiar, acenar com

a esperança de melhores dias.


(Desconheço o Autor)