quarta-feira, 18 de junho de 2008

Você pode superar o medo

Você pode superar o medo
Você pode se surpreender com a afirmação, mas a competição é apenas uma das razões para que as pessoas não tentem "fazer". Existe uma outra razão muito forte para isso. Você jamais ouvirá as pessoas se justificarem com ela, pois ninguém gosta de admitir. Mas é certo que, a cada dez desculpas que você ouve, nove têm uma grande razão por trás: o medo.
O medo paralisa, o medo consome todas as nossas energias. Descarrega sua bateria. Ele o desgasta e, mesmo quando você faz alguma coisa que goste, você sempre se perturbará com o medo de que não esteja fazendo as coisas como deveria. Ele põe tudo a perder. Não adianta tentar disfarçá-lo, pois, se você estiver com medo, não conseguirá fazer nada construtivo. Só eliminando-o é que você conseguirá convencer uma pessoa.
O medo do fracasso pode limitar uma pessoa. Isso pode acabar com ela como indivíduo. Se uma pessoa se preocupa sempre com o fracasso, vai ficar tão ansiosa que terminará não conseguindo. Nós devemos estar preparados para todas as circunstâncias, mas não devemos nos preocupar com o resultado dele e sim com o objetivo, pois esta deve ser a mola propulsora.
O medo cria dificuldades imaginárias. Quando partir para o meu primeiro negócio independente, fiquei muito excitado. Eu estava me preparando para fazer isso há muito tempo, mas sabe o que aconteceu? Nunca fiquei tão intimidado. Eu era casado e tinha dois filhos, e tinha acabado de ser promovido na empresa em que trabalhava. O inimigo imaginário me dominou. Comecei a me perguntar se era bom o suficiente para enfrentar essa responsabilidade. E se eu não conseguisse? E se eu não passasse de um empreendedor medíocre? O medo é contagioso e se alimenta dele mesmo e se multiplica. Todo mundo percebe quando você está com medo de enfrentar algum desafio. As pessoas com quem se relacionam, sentem isso, e elas ficam esperando novos problemas, pois se percebem que você está com medo de alguma coisa, é provável que também exista algum problema com que eles tenham que se preocupar.
Assim, sempre que partir para a conquista de um objetivo ou mesmo atravessar um obstáculo, tenha em mente que você tem 50% de chance de sucesso e 50% de chance de fracasso, prá que se estressar. São dois pontos: no máximo, a realização, no mínimo o aprendizado.

Nenhum comentário: